No seguimento das inovações introduzidas nas áreas de acompanhamento aos autores, de que foram exemplos, entre outras medidas, o alargamento do horário de atendimento, a introdução de senhas electrónicas ou o acesso online às contas, a SPA continua a registar um positivo reforço na qualidade de resposta deste serviço.
Deste modo, e com o aprofundamento de novas formas de organização, foi possível continuar a melhorar a capacidade de fazer face às necessidades sempre crescentes dos autores e da cooperativa. Deste modo, no primeiro semestre de 2018, os serviços de atendimento receberam presencialmente 1801 autores. A média diária de atendimentos, nomeadamente nos períodos imediatos às épocas de distribuição, foi de 50 presenças. Foram enviados 7517 “emails”, entre outras trocas de correspondência, e recebidas 6013 chamadas telefónicas, os quais permitem uma redução decisiva do esforço presencial, a par de todas as restantes operações e rotinas administrativas próprias daquele departamento.
Tenha-se presente, a este propósito, que a SPA continua a constatar a existência um aumento significativo do número de inscrições mensais de autores na cooperativa, em todas as áreas da criação. É recebido, em média, um número próximo da meia centena mensal de criadores.
Também a aposta nos meios tecnológicos prossegue, como forma de reduzir as presenças no espaço do atendimento, o que exigiria reforço dos recursos humanos e materiais com consequente aumento dos encargos. Assim, o desenvolvimento dos meios electrónicos permitirá uma maior celeridade das interacções entre os autores e a cooperativa, libertando aquele serviço para um acompanhamento cada vez mais personalizado na dimensão presencial.
Lisboa, 12 de Julho de 2018