A SPA, que desde o primeiro momento se manifestou solidária para com os autores ucranianos e o povo em geral, recebeu no passado dia 3 de Novembro o grupo musical ucraniano Antytila, de visita a Portugal no âmbito da sua tournée solidária internacional.
Os Antytila expressaram a sua vontade de conhecer os autores da canção – José Jorge Letria e Carlos Mendes – de apoio à Ucrânia “Azul e Amarelo – o Destino” que, de acordo com o vocalista, tanto significou para eles enquanto estiveram destacados como voluntários no campo de batalha no leste da Ucrânia.
Taras Topolias e Serhii Vusyk, além de músicos e autores são também membros da direcção da sociedade de autores ucraniana, NGO-UACRR, e foram recebidos pela administradora da SPA Paula Cunha e por Carlos Mendes, co-autor da canção e membro dos órgãos sociais da SPA. A visita foi igualmente acompanhada pelo jornalista da Rádio Renascença, José Pedro Frazão, que esteve durante seis meses na Ucrânia a acompanhar a situação bélica e que efectuou a ponte entre os autores ucranianos e a SPA.
O grupo visitou, emocionado, a exposição Diakuyu, patente na Sala-Galeria Carlos Paredes, e teve oportunidade de conversar longamente com Carlos Mendes, a quem expressou o seu agradecimento pela canção solidária que a SPA lançou em 2022.
Houve igualmente oportunidade para transmitir aos criadores ucranianos algumas das acções promovidas pela SPA em favor daquele povo, com destaque para a disponibilização da casa António Gião, em Reguengos de Monsaraz, que acolhe, no âmbito de uma parceria com a Câmara Municipal de Reguengos, refugiados daquele país em guerra.
Esta é a segunda vez que a banda visita Portugal, tendo já aqui gravado o video-clip de uma das suas músicas. A SPA regista, com satisfação, o agrado que a visita causou aos artistas ucranianos que fizeram questão de o demonstrar publicamente nas suas redes sociais, bem como no site da sociedade de autores do seu país.
GALERIA DE FOTOS
Fotos: © JAIME SERÔDIO/ SPAUTORES
Lisboa, 8 de Novembro de 2023