Largas dezenas de pessoas de diversos sectores de actividade estiveram presentes no auditório do Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto, para assistirem e participarem num “worshop” organizado pela SPA. Este “workshop” teve como tema central “Cultura e Economia: Para que Serve o Direito de Autor ?” e contou com as intervenções do presidente da SPA, José Jorge Letria, que falou do papel da SPA na sociedade portuguesa actual, do modo como defende o direito de autor e também do contexto legislativo nacional e europeu, bastante desfavorável à luta dos criadores, de Tozé Brito, membro da Direcção e da Administração, que destacou a sua experiência como criador e como ex-líder de empresas fonográficas, de Carlos Madureira, director do Departamento Jurídico, de Alexandre Miranda, director do Departamento de Distribuição e Documentação da SPA, e ainda de Jorge Lopes, dirigente da promotora de eventos musicais Peventertainment. O debate foi moderado pelo delegado da SPA no Porto, Carlos Nunes, e teve a participação activa de numerosos elementos presentes, alguns deles autores, que debateram assuntos do seu interesse e relacionados com o grau de resposta que a SPA tem para várias situações e desafios. De salientar a presença no auditório de representantes das forças policiais que lidam com as questões do direito de autor em vários domínios.
O presidente da cooperativa salientou que este “workshop” se integrou já no programa da SPA para a cooperação com países lusófonos, que inclui acções a desenvolver no Verão em Luanda, Maputo e em Timor Leste, com o apoio da OMPI (Organização Mundial da Propriedade Intelectual), com sede em Genebra, e que foi precedido por um conjunto de iniciativas promovidas com êxito em 2013.
Em várias intervenções foi destacada a importância da acção desenvolvida pela SPA em defesa dos autores e da cultura, prática fundamental para se promover o país em contexto de crise e se garantir, também por esta via, o seu futuro. Ficou assente que novas iniciativas do género virão a ser realizadas, ainda este ano, em cidades portuguesas a anunciar.
Lisboa, 20 de Junho de 2014