A SPA, atenta à vertiginosa evolução da Inteligência Artificial e preocupada com a influência que esta extraordinária mas inquietante ferramenta tem na actividade criativa, promove uma Conferência Internacional subordinada ao título “Inteligência Artificial e Cultura: do medo à descoberta”, no próximo dia 12 de Maio, na Fundação Cidade de Lisboa, em Lisboa e, a par de Daniel Innerarity como key speaker, reúne alguns dos mais relevantes pensadores portugueses.
Mais do que discutir as questões de natureza jurídica ou tecnológica – sem dúvida importantes – importa promover uma análise filosófica, quase ontológica, em torno deste tema que já mudou o nosso futuro colectivo e que impacta significativamente o mundo da criação autoral e, por consequência, toda o ecossistema em que estamos inseridos.
Do programa constam os seguintes pensadores: Daniel Innerarity; Carlos Fiolhais ; Javier Gutiérrez Vicén; Isabel Medina; José Barata-Moura; José Jorge Letria; Pacheco Pereira; Patrícia Akester; Pedro Abrunhosa e Teresa Firmino.
O programa detalhado pode ser consultado AQUI e nas redes sociais da SPA. A Conferência poderá ser acompanhada no canal de Facebook da SPA (aberto e sem password), através do link www.facebook.com/spautores.
Lisboa, 11 de Maio de 2023