A SPA, que integra desde 2010 o Conselho Europeu de Escritores (European Writers Council), a mais importante organização continental do sector, preside ao júri português que irá atribuir o Prémio Literário da União Europeia, a ser entregue no próximo mês de Novembro. Este júri nacional integra também representantes dos editores e dos livreiros. A reunião preliminar do júri europeu decorreu em Bruxelas, na sede do Conselho Europeu de Escritores, no passado dia 6, tendo sido definidos os critérios e as normas de funcionamento deste importante prémio europeu.
Estarão em análise obras de escritores considerados emergentes, da área da ficção narrativa, de 12 países da União Europeia, sendo distinguida uma obra e um autor de cada um deles. Recorde-se que, pela parte portuguesa, este prémio foi já atribuído em 2009 à escritora Dulce Maria Cardoso.
O júri português do Prémio Literário da União Europeia é presidido por José Jorge Letria, em representação da SPA. Os presidentes dos júris nacionais integram o júri europeu, sediado em Bruxelas.
Lisboa, 12 de Março de 2012