A SPA estará representada pelo seu presidente, José Jorge Letria, na assembleia geral anual da CISAC (Confederação Internacional de Sociedades de Autores e Compositores), que decorre em Varsóvia, Polónia, no dia 1 de Junho próximo. É a primeira vez que esta importante assembleia geral decorre na Polónia e num país do Leste da Europa.
Recorde-se que a Polónia passou a integrar com a sociedade ZAIKS a Direcção do Grupo Europeu de Sociedades de Autores e Compositores GESAC) nas eleições que decorreram em Bruxelas no passado dia 3 e nas quais o presidente da SPA foi eleito para a vice-presidência daquela organização multinacional.
Neste acto plenário serão avaliados os aspectos centrais da gestão do direito de autor nos vários continentes. Pela primeira vez a sociedade SGAE, de Espanha, deixará de estar presente no Conselho de Administração da CISAC, como resultado da profunda crise que a afecta e que tem vindo a ser analisada pelos milhares de autores do país, pelos partidos políticos, pelas entidades fiscalizadoras e pelos média. A SGAE deixou também de integrar a Direcção do GESAC em Bruxelas, mais um indício de uma crise profunda.
Esta assembleia geral da CISAC decorre num momento em que as sociedades do Leste reforçam a sua presença internacional e a sua influência e capacidade organizativa.
Lisboa, 14 de Maio de 2018