SPA manifesta pesar pela morte do Realizador e Escritor António de Macedo

A SPA manifesta o seu pesar pela morte, aos 86 anos, em Lisboa, do realizador de cinema, arquitecto, dramaturgo e escritor António de Macedo, distinguido com o Prémio de Consagração de Carreira da cooperativa em 22 de Maio de 2007, como forma de reconhecimento da diversidade do seu talento criador.

António de Macedo foi um dos realizadores revelados no ciclo do Cinema Novo com a adaptação de “Domingo à Tarde”, de Fernando Namora, com produção de António da Cunha Telles. Em 1993, António de Macedo assinou a última das suas longas-metragens, com o título “Chá Forte com Limão”. Entretanto dedicou-se à escrita, deixando uma extensa obra publicada. O seu filme “A Promessa”, baseado na peça homónima de Bernardo Santareno, esteve em competição no Festival de Cannes.

Alguns dos seus filmes-caso de “Nojo aos Cães”, rodado em 1970 , de “O Princípio da Sabedoria”, de 1975, ou de “As Horas de Maria”, de 1979, foram muitos discutidos ou mesmo interditados como foi o caso da obra concluída em 1970. Também “Os Abismos da Meia Noite”, de 1984, suscitou polémica devido à nudez dos actores principais.

António de Macedo, que dirigiu, em colaboração com Câmara de Cascais, nos anos 90, uma série de encontros de cinema e reflexão que tinham o fantástico e a ficção científica como tema central, doutorou-se já numa fase muito avançada da sua carreira e deixou obras literárias marcantes no domínio do fantástico. Publicou, com o apoio da SPA, o livro “Cristianismo Iniciático – O que nunca leu sobre o Cristianismo”, resultante da sua tese de doutoramento.

Assinou ainda filmes como “O Príncipe com Orelhas de Burro”, de 1980, “A Maldição do Marialva”, de 1991″, e “O Segredo das Pedras Vivas”, de 2016. Era ainda autor do documentário “Santo António de Todo o Mundo”. Foi também autor de várias peças de teatro.

Era pai do músico António de Sousa Dias, que compôs música para alguns dos seus filmes, e da documentarista Susana de Sousa Dias, a quem a SPA testemunha solidariamente o seu pesar pela perda de um autor que muito honrou, com a diversidade da sua obra, a comunidade dos autores portugueses.

Lisboa, 9 de OUtubro de 2017

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt