A SPA esteve representada no MIDEM de Cannes por Tozé Brito, membro da Administração da cooperativa, que participou e interveio em várias reuniões.
Nessas reuniões foram debatidos assuntos como os aspectos legais ligados às novas tecnologias e tal como a análise da esperada nova legislação sobre copyright. Participou também em fóruns sobre “streaming” e sobre os mercados africano, asiático e latino-americano. Esteve ainda presente em conversas com possíveis futuros “partners” da SPA.
Foi num dos fóruns do MIDEM que o CEO da SACEM de França, Jean-Noel Tronc produziu afirmações muito polémicas sobre a competência das sociedades africanas e apelou aos seus associados para trabalharem com a sociedade francesa, suscitando um expressivo conjunto de reacções que a SPA regista e que está agora a debater com a CISAC, por ter em marcha um ambicioso plano de cooperação com as sociedades lusófonas. A SPA acaba, de resto, de emitir um comunicado sobre o assunto, com tradução imediata para francês e inglês.
Recorde-se que tanto Jean-Noel Tronc como José Jorge Letria e Robert Ashcroft, da Grã-Bretanha, são actualmente os vice-presidentes do Grupo Europeu de Sociedades de Autores, com sede em Bruxelas, onde este assunto também será debatido no momento próprio.
Lisboa, 21 de Junho de 2018