A SPA continua a aumentar o número de atendimentos e a melhorar a qualidade da sua relação e interacção com os autores. Em 2018, os serviços de atendimento receberam mais de 3.000 autores, atingindo uma média diária, no período imediato às semanas de distribuição, superior a 40 presenças. Foram também enviados 15.376 emails e recebidos 11.978, entre diversas outras trocas de correspondência.
Estes números, superiores aos de anos anteriores, foram possíveis graças ao aprofundamento de novas formas de organização e da qualidade do serviço prestado, de que foram exemplos, entre outras medidas, o alargamento do horário de atendimento, a introdução de senhas electrónicas ou a melhoria na eficácia da resposta, a par das restantes operações administrativas próprias daquele departamento.
Deste modo, tem sido possível continuar a fazer face às necessidades sempre crescentes dos autores e da cooperativa sem recurso a mais meios materiais e humanos ou aumento da despesa.
Também a aposta na inovação e meios tecnológicos prossegue, como forma de contrabalançar o crescimento da carga presencial, permitindo uma maior celeridade nos processos e mais tempo para um acompanhamento personalizado dos autores que se deslocam às instalações da SPA.
Recorde-se que estes números surgem numa altura em que cada vez mais autores se inscrevem na SPA. Em 2018, foram 488 os novos membros inscritos, os quais continuam a encontrar na cooperativa dos autores a melhor garantia de protecção dos seus direitos e da sua actividade autoral.
Lisboa, 16 de Janeiro de 2019