A SPA celebrou um protocolo com a AHP – Associação da Hotelaria de Portugal, entidade que em Portugal representa alguns dos maiores grupos hoteleiros. Neste protocolo foram estabelecidos valores a pagar pelos hotéis pela comunicação pública de televisão nos espaços comuns e nos quartos. Outro dos aspectos previstos no documento é a difusão pública de música ambiente em todos os espaços dos hotéis, estando também devidamente salvaguardado tudo o que aos interesses dos autores representados pela SPA diz respeito.
Também a música ao vivo foi abrangida pelo protocolo, obrigando-se os hotéis a enviar à SPA os alinhamentos desses espectáculos, factor essencial para uma eficaz e pontual distribuição de direitos aos autores, objectivos fundamentais da Direcção e da Administração.
A celebração deste protocolo, assim como outros acordos importantes que se encontram em negociação e que brevemente poderão ser anunciados, foi o culminar de longas e difíceis negociações e põe fim a um relacionamento tenso e por vezes mesmo conflituoso com alguns estabelecimentos hoteleiros, com evidentes benefícios para ambas as partes.
Lisboa, 5 de Junho de 2013