Prémios SPA
PRÉMIO PEDRO OSÓRIO
Este prémio homenageia anualmente Pedro Osório, compositor e maestro que tão profundamente influenciou a música portuguesa desde a década de sessenta do século passado, sempre atento ao aparecimento de novos valores criativos e interpretativos. Pedro Osório foi administrador da SPA entre finais de 2003 e finais de 2010.
Prémio Pedro Osório para a área da música a ser atribuído durante o primeiro trimestre de cada ano a um criador musical de qualquer área que se tenha destacado pelo seu trabalho autoral no ano anterior.
O júri que escolherá em cada ano um compositor, seja ou não instrumentista, será constituído pelos autores da área da música que integram os corpos sociais da SPA e entre os quais se encontram alguns dos nomes mais representativos das diversas áreas da música portuguesa.
Prémio Pedro Osório, distingue anualmente um nome e uma obra relevantes na vida musical portuguesa.
PRÉMIO IGREJAS CAEIRO
Prémio Igrejas Caeiro, é atribuído, com periodicidade anual, a uma personalidade da rádio em Portugal cujos méritos estejam há muito reconhecidos em qualquer área criativa daquele meio de comunicação.
O prémio que se destina a consagrar e reconhecer o talento de autores e comunicadores do meio radiofónico português constará de um troféu e de um diploma.
PRÉMIO JOSÉ DA PONTE
Prémio José da Ponte para Novos Autores de Música como forma de homenagem ao compositor e ex-administrador da cooperativa José da Ponte.
A instituição deste prémio que será atribuído no primeiro trimestre de cada ano a um disco representativo do talento de novos criadores musicais portugueses.
PRÉMIO DE JORNALISMO CULTURAL
A SPA decidiu criar, com periodicidade anual, o Prémio SPA de Jornalismo Cultural passará a ser atribuído a um jornalista que se tenha destacado durante anos, em qualquer órgão de comunicação social, pela competência, dedicação e qualidade com que trata temas da actividade artística e cultural, seja qual for a área de expressão e a forma como se materializa.
A escolha do premiado será efectuada todos os anos pelos corpos sociais da SPA que reúnem as condições de representatividade e de pluralidade indispensáveis para uma escolha adequada do distinguido. O prémio constará de um valor pecuniário e de um troféu.
PRÉMIO MÁRIO MESQUITA
SPA tomou, em reunião de Direcção, a decisão de homenagear o jornalista, professor e escritor Mário Mesquita com a criação de um prémio anual que terá o seu nome.
Mário Mesquita, que foi redactor do jornal “República”, onde acompanhou a preparação política do 25 de Abril, foi um dos fundadores do PS em Abril de 1973, foi director do “Diário de Notícias e depois do “Diário de Lisboa”, desenvolvendo uma intensa carreira como o professor de jornalismo em várias universidades.
PRÉMIO JOSÉ MARIANO GAGO
A SPA tomou a decisão de criar um prémio anual a ser atribuído ao autor português do melhor livro de divulgação científica publicado no ano anterior.
O prémio têm o nome de José Mariano Gago, cientista de prestígio internacional e também ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, que faleceu em 17 de Abril de 2015. Foi ministro durante 12 anos. É hoje consensual a importância e o alcance do seu trabalho, que muito contribuiu para valorizar os investigadores portugueses, sublinhando a relevância científica do seu trabalho, que criou condições para que fosse devidamente apoiado e promovido.