Prémio Língua Mãe para Sérgio Godinho

O Prémio Língua Mãe, criado pela SPA e pela CMTV no âmbito do Programa Língua Mãe, vai ser atribuído, por decisão das duas entidades, a Sérgio Godinho, como forma de reconhecimento e aplauso por mais de 50 anos vividos em Portugal como inspirador e sempre inovador escritor de canções.

Sérgio Godinho nasceu no Porto, exilou-se cedo em Paris para não participar na Guerra Colonial. Viveu exilado em Paris e depois no Canadá, de onde regressou a Lisboa logo após o 25 de Abril. Em Paris conheceu José Mário Branco, também exilado, com quem gravou “Sobreviventes”, o seu primeiro LP. Foi autor de canções emblemáticas da revolução de Abril, gravou com os melhores músicos portugueses e nos últimos anos editou algumas obras de ficção, faceta nova e inesperada de multifacetado autor de canções e também dramaturgo.

O prémio irá ser entregue em data a anunciar num dos auditórios da SPA e o cantor-autor será entretanto entrevistado no programa “Língua Mãe”, que agora passa a ser apresentado por Luís Represas, um dos fundadores e principal cantor do grupo “Trovante”.

Antes de Sérgio Godinho, o Prémio Língua Mãe distinguiu Paulo de Carvalho, Fernando Tordo e Jorge Palma. Destaque-se o facto de este prémio ser entregue a Sérgio Godinho quando se comemoram os 50 anos do 25 de Abril.

Lisboa, 18 de Julho de 2024

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt