O GESAC (Grupo Europeu de Sociedades de Autores e Compositores), para cuja direcção o presidente da SPA, José Jorge Letria, foi recentemente reeleito, e a ALAI (Associação Literária Internacional) promovem a 7ª edição do Prémio ALAI, para encorajar jovens investigadores a participarem num concurso de dissertação sobre direitos de autor.
O júri da edição 2025 do prémio é presidido pelo Professor Frank Gotzen, Presidente da ALAI, e composto por dois representantes da ALAI e dois representantes do GESAC.
O autor do ensaio vencedor recebe um prémio pecuniário no valor de 2.000 euros, inscrição para o Congresso internacional da ALAI e registo de membro num dos grupos ALAI nacionais no ano seguinte ao da distinção, assim como a participação na eventual cerimónia de entrega dos prémios.
O ensaio vencedor será publicado nos sites da ALAI e do GESAC.
Os candidatos serão livres de seleccionar o tema específico para o qual se candidatam, devendo a dissertação:
- estar relacionada com direitos de autor;
- ter uma dimensão europeia (pode incluir uma comparação de sistemas de países terceiros com os da UE);
- incluir aspectos que possam ser de interesse para a gestão coletiva dos direitos de autor.
A SPA considera muito importante que a Academia também se interesse pelo Direito de Autor e, numa altura em que tantos desafios ameaçam os criadores, destaca a relevância deste tão importante tema ser, também por esta forma, reforçado.
Os candidatos deverão submeter a ficha de candidatura e o resumo do ensaio até 15 de Novembro de 2024.
Mais informações em https://authorsocieties.eu/alai-award/
Contacto: alai.award@gesac.org
Lisboa, 18 de Junho de 2024