A SPA manifesta o seu pesar pela morte, aos 85 anos, do dramaturgo e ficcionista Norberto Ávila, nascido em Angra do heroísmo em 1936. Era beneficiário da cooperativa desde 1960 e cooperador desde 1976, acompanhando sempre de uma forma activa e solidária a actividade da SPA.
Entre 1963 e 1965 frequentou em Paris a Universidade do Teatro das Nações. Entre 1973 e 1975 criou e dirigiu a revista “Teatro em Movimento”. Chefiou durante quatro anos a divisão de Teatro da Secretaria de Estado da Cultura, que abandonou em 1978 para se dedicar a tempo inteiro à escrita teatral. Tem obras traduzidas e representadas em vários países. Foi tradutor de textos de Arthur Miller, Tennessee Williams, Fassbinder, Valle-Inclan, Audiberti e Kinoshita, entre outros.
A imprensa Nacional Casa da Moeda editou a colectânea “Algum Teatro”, com 20 peças suas. Chegou a dirigir na RTP em 1981 uma série de programas teatrais com o título “Fila 1”. Foi traduzido e representado em vários países. Entre as suas peças mais conhecidas estão “As Cadeiras Celestes” e “Florânia ou A Perfeita Felicidade”.
A SPA manifesta a sua tristeza por esta perda que empobrece a vida cultural portuguesa e manifesta o seu pesar solidário à família de Norberto Ávila.
Lisboa, 18 de Maio de 2022