Pesar da SPA pela morte de João Paulo Guerra

A SPA manifesta o seu pesar pela morte aos 82 anos de João Paulo Guerra, um dos mais destacados e prestigiados jornalistas da rádio e da comunicação escrita em Portugal, associado à cooperativa dos autores desde Outubro de 1968.

Distinguido pelo seu excepcional trabalho na rádio com o Prémio Igrejas Caeiro da SPA, em 2014, João Paulo Guerra foi colaborador do “Diário de Lisboa”, no suplemento “A Mosca”, em que criou a expressão “nacional-cançonetismo” para se referir aos criadores musicais que não estavam ligados politicamente à luta pelo fim da ditadura. Foi também redactor de “o diário” e colaborador permanente do programa “Tempo Zip”, na rádio Renascença, onde foi um dos maiores divulgadores dos autores e intérpretes da canção política em Portugal, participando em muitas dessas sessões para apresentar os cantores de referência e as suas obras.

Foi autor de vários livros criados a partir da sua vasta experiência jornalística, sendo conhecido pelo seu humor certeiro e pela forma sempre criativa e inovadora como via o acto de resistir à ditadura. Também foi um nome de referência do Rádio Clube Português, sob chefia de Luís Filipe Costa, onde ajudou a criar uma forma mais dinâmica e mobilizadora de informar na rádio. O estado de doença que o vitimou afastou-o durante bastante tempo da actividade de comunicação com o público que agora o recorda e homenageia. A SPA endereça à sua família, e designadamente à sua irmã, a actriz e encenadora Maria do Céu Guerra e à sobrinha, a actriz e encenadora Rita Lello, o testemunho do seu pesar solidário.

Lisboa, 5 de Agosto de 2024

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt