A SPA manifesta o seu pesar pela morte, aos 75 anos, do cantor-autor Fausto Bordalo Dias, um dos mais importante cantores-autores de sempre da música portuguesa. Nascido no Huambo, Angola, Fausto Bordalo Dias veio para Lisboa para estudar no ISCSPU, onde se licenciou e depois concluiu um mestrado, facto que não impediu de construir uma carreira musical brilhante.
O LP “Por Este Rio Acima” foi um dos maiores êxitos de sempre da música portuguesa. Em 2012, Fausto recebeu o Prémio Autores da SPA com a canção “E Fomos pela Água do Rio” do álbum “Em Busca das Montanhas Azuis”.
Fausto gravou discos antes do 25 de Abril e confirmou-se na altura como um dos mais importantes cantores-autores portugueses. O seu nome figura nos relatórios da censura e da PIDE devido à participação regular e combativa em sessões de canto político, juntamente com José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, José Jorge Letria e Francisco Fanhais, entre outros.
Participou com Sérgio Godinho e José Mário Branco num concerto a três em que incluiu as suas canções mais conhecidas. O cantor-autor era beneficiário da SPA desde agosto de 1974 e seu cooperador desde dezembro de 1978.
Consciente da gravidade desta perda para a cultura portuguesa, que teve em Fausto um excepcional criador e intérprete, a SPA endereça à sua família o testemunho muito solidário do seu pesar e tudo fará para que a sua obra continue a ser cantada e ouvida por muitos públicos, designadamente das novas gerações, ainda neste ano em que se comemoram os 50 anos do 25 de Abril.
Lisboa, 1 de Julho de 2024