A SPA manifesta o seu pesar pela morte do actor e encenador Antonino Solmer, nascido em Lisboa em 1950, que era beneficiário da cooperativa desde 1970 e seu cooperador desde 1992. Começou cedo a sua actividade ligado ao teatro amador, aprofundando depois esse projecto e interesse em companhias profissionais.
Antonino Solmer foi também director do Teatro da Trindade e subdirector do Teatro Nacional D. Maria II. Destacou-se, durante anos, pelo seu trabalho como professor de teatro, tendo contribuído para a formação de actores de várias gerações. Participou em várias telenovelas e em duas longas-metragens.
Conseguiu ser, de forma integrada e sempre coerente, actor, encenador e gestor de companhias e projectos. Também rescreveu uma comédia baseada em textos portugueses clássicos. Como actor, teve uma participação destacada na versão televisiva de “A Tragédia da Rua das Flores”.
A SPA endereça à família de Antonino Solmer uma solidária mensagem de pesar, recordando o seu interesse e empenho na vida da cooperativa, de que era um elemento activo e combativo. O seu trabalho continuará a ser recordado com o maior apreço e admiração.
Lisboa, 8 de Janeiro de 2024