A SPA vai lançar a iniciativa “Mapa dos Autores Portugueses”, que permitirá identificar no mapa de Portugal as terras onde nasceram alguns dos nossos mais importantes escritores, compositores e artistas visuais já falecidos, vincando-se assim a importância que a criação cultural tem na nossa identidade colectiva.
A iniciativa, que nasce de uma ideia-conceito do presidente da cooperativa, será apresentada à Associação Nacional de Municípios Portugueses, ao Ministério da Educação e às televisões com as quais a SPA tem mantido uma colaboração regular, de forma a poder-se dar a este projecto a dimensão e a ressonância merecidas.
A SPA irá enviar a cada um dos municípios e freguesias um diploma e uma placa assinalando a ligação entre a terra e o criador ou criadores que nela nasceram.
Entretanto, será feito um mapa de Portugal assinalando os nomes dos autores destacados e as terras para que o público em geral, especialmente o escolar, tenha uma ideia de que a geografia também tem esta forte componente cultural e afectiva.
Ficará a SPA disponível para vir a organizar, de forma descentralizada, sessões que sublinhem a importância das obras e dos autores destacados.
Pretende ainda a SPA considerar a hipótese de colaboração com um editor que poderá estar interessado em consagrar este projecto em livro.
“Mapa dos Autores Portugueses” virá a marcar a actividade cultural da SPA nos próximos meses, recordando, por exemplo, que Florbela Espanca nasceu em Vila Viçosa, Herberto Helder no Funchal, António Ramos Rosa em Faro, Manuel da Fonseca em Santiago do Cacém, David Mourão-Ferreira em Lisboa, Sophia de Mello Breyner no Porto e Fernando Lopes-Graça em Tomar, entre muitos outros igualmente representativos.
Isso será importante também para as novas gerações de estudantes que assim irão descobrir novas obras e autores de referência.
Lisboa, 28 de Agosto de 2017