A Direcção do Grupo Europeu de Sociedades de Autores (GESAC), voltou a reunir-se presencialmente em Bruxelas após dois anos de regulares contactos digitais impostos pela pandemia. Membro da Direcção do grupo, José Jorge Letria esteve presente e voltará a estar nas próximas reuniões.
O GESAC acolheu fisicamente os novos membros do elenco directivo e recebeu as despedidas de Gaetano Blandini, dirigente da SIAE, de Itália, que será substituído pelo director-geral do sector musical.
A Direcção, presidida por Gernot Graninger, da Áustria, analisou o resultado da conferência de imprensa em que foi apresentado um pormenorizado estudo sobre o fenómeno do “streaming” no sector da música. A SPA esteve presente nessa apresentação a que assistiram cerca de 60 jornalistas. A SPA emitirá também um comunicado realçando os aspectos centrais do estudo a que os autores portugueses irão ter acesso pelos habituais canais de comunicação.
Por outro lado, a Direcção definiu o calendário das próximas reuniões em Bruxelas, com destaque para uma assembleia geral e reunião de Direcção em Novembro próximo, com a presença do presidente da cooperativa dos autores portugueses.
Lisboa, 30 de Setembro de 2022