O júri do Fundo Cultural analisou, nos passados dias 17, 18 e 23 de Outubro, um total de 307 projectos, referentes ao segundo semestre de 2023, tendo aprovado 111 dos mesmos. O valor global atribuído foi de 1.062.456,00 euros, o qual irá permitir a concretização dos mesmos durante os próximos dois anos. As candidaturas aprovadas foram maioritariamente da área da música, seguindo-se o audiovisual, literatura, teatro, artes visuais e dança. Foram ainda aprovados cinco projectos especiais.
Saliente-se que, nos últimos anos, o número de candidaturas tem vindo a aumentar exponencialmente face a uma crescente diminuição do montante da Cópia Privada e consequentemente das receitas do Fundo Cultural, pelo que cada vez mais será difícil aprovar grande percentagem dos projectos.
Recorde-se ainda que este apoio, devidamente assegurado e regulado pelo Conselho de Administração, constitui uma das mais expressivas medidas de apoio ao trabalho de criação cultural dos associados da coperativa, sejam cooperadores ou beneficiários. O júri foi constituído por Isabel Medina, Tozé Brito, Pedro Campos, João David Nunes e Jorge Paixão da Costa, com a colaboração do Dr. Manuel Boto. Os serviços da SPA, coordenados pela directora do Atendimento, Drª Ana Cardoso, asseguraram a habitual coordenação dos processos de candidatura. As decisões do júri serão, conforme os regulamentos, comunicadas aos autores dia 15 de Novembro próximo.
Lisboa, 15 de Novembro de 2023