Continua patente ao público na galeria Carlos Paredes no Edifício 2 da SPA a exposição “Diakuyu” (“Obrigado” em ucraniano), inaugurada no dia 19 de Maio, durante a sessão comemorativa da passagem do 97 aniversário da cooperativa.
A mostra, que tem sido visitada sobretudo por público escolar, inclui fotografias feitas por 12 fotojornalistas portugueses na Ucrânia e resultou da intervenção do fotojornalista Alfredo Cunha, actual membro efectivo da Direcção da SPA, com obra publicada e reconhecida em vários países e que prepara já o que irá ser uma parte do programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril, em 2024.
A exposição tem textos de apresentação de Richard Zimler e de José Jorge Letria, presidente da SPA.
“Diakuyu” continuará patente nos próximos meses, sendo depois substituída por uma exposição de homenagem à cenógrafa e artista visual Catarina Amaro, membro da Direcção da SPA e autora dos cenários do programa “Autores “, na TVI.
A exposição sobre a Ucrânia constitui uma homenagem dos autores portugueses a um povo que resiste há mais de três meses à devastadora invasão da Rússia de Putin.
Lisboa, 9 de Junho de 2022