A página de Facebook da SPA (https://www.facebook.com/spautores/), espaço de comunicação e partilha diária com largas centenas de destinatários, sobretudo cooperadores e beneficiários, vai começar a divulgar, em datas e horários a anunciar, uma boa parte das entrevistas gravadas ao longo de vários anos com figuras centrais da vida artística e cultural portuguesa. Algumas dessas entrevistas deram entretanto origem a livros da colecção “O Fio da Memória“, publicados numa parceria da SPA com a editora Guerra e Paz.
A publicação destas entrevistas no espaço “on line” resulta da sua importância no quadro da nossa memória colectiva e também da situação de excepção que vivemos no quadro da pandemia em curso. Deste modo, colocamos à disposição das pessoas com as quais regularmente comunicamos este importante a acervo documental que levará muitos destinatários a interessarem-se ainda mais pela obra dos entrevistados.
Desta série de entrevistados fazem parte os nomes de António Victorino d’Almeida, Álvaro Cassuto, José de Guimarães, Pedro Osório, Teresa Rita Lopes, Graça Morais, António Pedro Vasconcelos, António Torrado, Luís Filipe Costa, Fernando Tordo, João Abel Manta, Mário de Carvalho, Jorge Costa Pinto, Eduardo Lourenço, Artur Cruzeiro Seixas, Manuel Maria Carrilho, Carlos Fiolhais e Fernando Rosas, entre outros. Outros nomes serão entretanto anunciados.
A SPA cumpre também por esta via a sua função de promoção e divulgação cultural. Novas entrevistas irão entretanto ser feitas e difundidas. Encontra-se em fase de conclusão, com a chancela da Guerra e Paz, um novo livro-entrevista com o escritor Mário Cláudio, terminado quase no início do longo ciclo pandémico.
Lisboa, 3 de Junho de 2020