O Comité Executivo da plataforma Writers and Directors Worldwide, que a SPA integra e para o qual viu recentemente renovado o seu mandato, esteve reunido em Londres nos passados dias 10 e 11 de Março, na sede do Directors UK, sociedade que representa os autores do audiovisual da Grã-Bretanha.A SPA esteve representada pelo seu presidente, José Jorge Letria A reunião foi presidida por Yves Nilly, de França, e abordou numerosos temas relacionados com a actividade da organização após a assembleia geral anual realizada em Pequim no ano passado e que teve particular incidência na importante actividade dos realizadores daquele país asiático.
Nesta reunião de Londres foram analisados materiais de difusão da actividade do Writers and Directors Worldwide, bem como várias situações de cooperação que se encontram em curso, designadamente na América Latina, que tem uma forte representação nesta plataforma que congrega dezenas de sociedades não musicais de todos o mundo, desde a China à Austrália. José Jorge Letria informou sobre o andamento do processo cooperação lusófona que a SPA lançou e tem vindo a dinamizar desde finais de 2013 e agora com novos e relevantes sinais de desenvolvimento.
Os membros do Comité Executivo debateram também as formas de as sociedades do audiovisual, do teatro e da literatura afirmarem as suas actuais formas de crescimento e expansão comparativamente com as da música, que continuam a ser hegemónicas, desde logo devido ao seu elevado valor de cobranças, mesmo em ciclo de crise.
No final foi decidido que a assembleia geral deste ano deverá decorrer no Rio de Janeiro, em data e moldes a anunciar entretanto. O Comité Executivo debateu ainda importantes aspectos relacionados com a assembleia geral da CISAC, que decorrerá em Paris nos primeiros dias de Junho e que será fundamental, também por coincidir com o programa comemorativo dos 90 anos daquela confederação mundial que em breve terá eleições para a sua Administração e Direcção.
Lisboa, 14 de Março de 2016