A Direcção do Grupo Europeu de Sociedades de Autores (GESAC), reuniu-se em Bruxelas no passado dia 15 para analisar a carta dos titulares dos direitos musicais sobre o artigo 13 da Directiva Europeia enviada à presidência romena, que lidera neste momento a Comissão Europeia.
Foram também analisados aspectos orçamentais e estratégicos da campanha de comunicação 2018-2019 “Europa for Creators”. O presidente da SPA participou como vice-presidente daquela estrutura e informou os seus pares sobre as eleições de 19 de Novembro na cooperativa e sobre o novo mandato agora iniciado.
Ficou decidido que ainda este ano, provavelmente no Outono, haverá uma reunião em Roma, a convite da sociedade de autores italiana SIAE.
Em Maio, os membros da Direcção do GESAC elaborarão uma agenda contendo os pontos que nortearão a sua acção ao longo do ano, sabendo-se que ele será difícil, designadamente por causa das eleições para o Parlamento Europeu e da instabilidade e incerteza que caracterizam a situação de vários países europeus.
Os membros da Direcção debateram ainda a difícil situação que se vive na Grã-Bretanha em consequência da derrota da Primeira-Ministra Theresa May na votação sobre o Brexit. Robert Ashcroft, CEO da PRS, falou em pormenor sobre o assunto, manifestando as suas preocupações.
Lisboa, 17 de Janeiro de 2019