Mensagem de Catarina Amaro
O Teatro é um lugar de memórias e vivências, palco onde cabem todas as histórias. Histórias que traduzem e espelham a nossa realidade, a nossa condição humana, o que realmente somos.
Serve como expressão de consciência e com ele alimentamos memórias colectivas que enriquecem o nosso património cultural.
Lugar de partilha a Arte do Teatro confronta, agita, ilumina e faz-nos sentir mais vivos.
Na sua capacidade de aglutinar todas as artes, renova-se numa constante inquietação e inventa-se todos os dias, naqueles que não desistem.
É tempo de aplaudir quem generosamente se entrega e através de palavras, gestos, lágrimas ou desejos se expõe, e com eles nos obriga a pensar.
Quem no palco, faz desse lugar espaço de pensamento, beleza e liberdade, através dos conflitos de mil e uma vidas, de infinitas personagens.
Espaço onde turbilhões de amores, ódios, loucuras e medos se confrontam com a linguagem de corpos que travam batalhas imaginárias, ou em gritos que, sussurrando verdades a mentir, reclamam por dignidade. E tudo acontece num AGORA único e efémero.
É tempo de alimentar o talento de quem teimosamente se entrega e faz deste frente a frente a sua história de vida e a sua luta.
Aplaudir o talento é necessário e libertador.
Nos últimos tempos vivemos com palcos vazios, com corpos sem palavras, com o talento aprisionado, privados do AGORA.
É altura de reencontros. Cabe-nos a todos contar e participar nessa história.
Façamos do TEATRO a nossa casa.
Do palco a casa de partilhas, de comunhão de corpos, de confrontos de linguagens que nos obriguem a reflectir e pensar.
É tempo de reflexão.
É tempo de celebrar a vida, celebrar o que somos. Que o teatro seja um espelho vivo dessa realidade.
É dia de homenagear a vida.
É dia de celebrar o teatro.
Catarina Amaro
27 de Março de 2023