26 de Abril
Mensagem do Director-Geral da OMPI
“Projectar o Futuro”
O design está presente em todos os aspectos da criatividade humana, dando forma às coisas de que gostamos, do artesanato tradicional à electrónica de consumo, dos edifícios e das bicicletas à moda e ao mobiliário. É por esse motivo que o design é conhecido como “a inteligência visível”.
O design é a combinação da forma com a função, uma vez que determina a aparência dos produtos que utilizamos no nosso dia‑a-dia – dos artigos para o lar aos tablets de última geração. O design concilia os aspectos práticos com os puramente estéticos, trazendo estilo à inovação.
Este ano, o Dia Mundial da Propriedade Intelectual celebra o papel do design no mercado, na sociedade e na forma de moldar as futuras inovações.
O design industrial, inicialmente considerado como “a aplicação da arte à indústria”, permite diferenciar os objectos fabricados em série, fazendo com que nos interessemos mais por um produto do que por outro, e com que uma marca tenha mais sucesso do que outra. Por trás de cada novo projecto de design está o desejo de inovar e de que os consumidores vivam experiências mais satisfatórias. Um design adequado torna os produtos mais cómodos, seguros e fáceis de utilizar.
Dada a importância crescente atribuída ao estilo de vida ecológico, o “design ecológico” constitui actualmente uma aspiração partilhada por muitos criadores. Os processos de design sustentáveis podem contribuir para reduzir os custos de produção e o impacto ambiental. Tendo em conta que o design do futuro será necessariamente ecológico, o sistema de propriedade intelectual encoraja os designers a seguir essa vertente, contribuindo para proteger os projectos de design originais da cópia e imitação não autorizadas.
Nos mercados internacionais, as empresas têm que ser capazes de proteger os seus projectos de design em vários países de forma rápida e eficaz no que diz respeito a custos. No ano passado, o Sistema de Haia para o Registo Internacional de Desenhos e Modelos Industriais – que simplifica esse processo – registou um aumento de 30% no que se refere aos pedidos internacionais apresentados.
No Dia Mundial da Propriedade Intelectual de 2011, a OMPI reúne governos, organizações, estabelecimentos de ensino e empresas de todo o mundo para celebrar os designers contemporâneos, que estão a projectar o futuro.