Os corpos sociais da Sociedade Portuguesa de Autores foram eleitos, no dia 20 de Novembro, por um total de 301 votos provenientes de todo o país. Esta foi a maior votação de sempre na história da cooperativa dos autores portugueses, facto que a instituição regista e anuncia com justificado orgulho.
A lista encabeçada por José Jorge Letria, presidente da Direcção, e que tem como presidentes da Mesa da Assembleia Geral e do Conselho Fiscal respectivamente Rui Vieira Nery e Pedro Abrunhosa, inclui alguns dos nomes mais representativos de todas as disciplinas da vida cultural portuguesa, sendo a SPA uma das poucas sociedades no mundo que são totalmente multidisciplinares.
Pela segunda vez, à semelhança do que aconteceu no acto eleitoral de 2010, foi possível criar uma lista única, factor de unidade e mobilização que muito contribuiu para os bons resultados alcançados durante o quadriénio que agora termina.
O mandatário da lista foi o escritor Manuel Alegre, cooperador da SPA, tendo-se criado uma Comissão de Honra que incluiu cerca de 200 nomes de prestigiados autores portugueses. O lema desta candidatura abrangente e mobilizadora foi “Tudo pelos Autores”, simbolizando o empenho da cooperativa que completa 90 anos de existência em Maio de 2015 em tudo fazer para defender, a todos os níveis, os direitos e os interesses dos seus associados.
Os novos corpos sociais da SPA serão empossados em acto a decorrer no dia 5 de Janeiro de 2015.
Recorde-se que a SPA se encontra neste momento mobilizada para a concretização de vários projectos de importância estratégica, com destaque para o de cooperação lusófona lançado em meados de 2013 e que envolve sociedades de países como Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Timor Leste.
Entre outras funções, José Jorge Letria preside, desde Abril deste ano e até 2018, ao Comité Europeu da CISAC, integra a Direcção do Grupo Europeu de Sociedades de Autores e pertence ao Comité Executivo do Writers and Directors Worldwide.
Lisboa, 20 de Novembro de 2014