Consternação solidária da SPA pela tragédia dos fogos

A SPA manifesta a sua consternação pelo facto de os fogos que atingem profundamente mais de 25 concelhos de Portugal já terem causado um número lamentável de mortos, feridos e desalojados e terem destruído residências e equipamentos profissionais dos quais dependiam e dependem muitas vidas e muitos postos de trabalho, nos distritos de Aveiro, Porto e Coimbra.

Com delegações espalhadas por todo o país, a SPA reconhece a dor e o sofrimento de muitos portugueses que, uma vez mais, vêem os seus direitos e os seus bens ameaçados por chamas que ninguém controla, apesar da coragem dos bombeiros e da estrutura profissional da protecção civil. A SPA, como já aconteceu em 2017, quis disponibilizar meios que pudessem contribuir para atenuar a dor causada pela acumulação de perdas. Só não concretizou essa acção de solidariedade por não haver nada que neste momento possa ir ao encontro das necessidades de quem combate os fogos. Congratula-se a SPA por saber que o poder político tem a intenção de localizar e punir de forma exemplar os incendiários que, por iniciativa própria ou ao serviço de interesses materiais obscuros, criaram e expandiram o flagelo que obrigou a mobilizar mais de cinco mil bombeiros e outros operacionais, sempre em estreita articulação com as autarquias portuguesas.

Sempre disponível para ser solidária nas horas de calamidade e de perda, a SPA testemunha solidariamente o seu pesar às famílias das vítimas mortais e tudo fará, em nome dos autores e da cultura em Portugal, para evitar que esta calamidade, além de destruir bens e vidas humanas, afecte o progresso e a estabilidade das nossas comunidades, às quais se pede sempre mais prevenção e prudência.

Pensando nos prejuízos materiais e psicológicos causados pela tragédia, a SPA espera que a coragem e a determinação dos bombeiros e dos elementos da protecção civil sejam devidamente valorizados e recordados por aqueles que irão lembrar a violência destruidora dos fogos que destruíram milhares de hectares e fazem terminar com uma longa e dolorosa mancha negra a memória do Verão que vai acabar.

Lisboa, 18 de Setembro de 2024

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt