O presidente da SPA, José Jorge Letria, participou em Londres nos dias 3 e 4 na reunião do Conselho de Administração da CISAC, onde tem assento como presidente do Grupo Europeu de Sociedades de Autores e Compositores, com sede em Bruxelas.
José Jorge Letria interveio no debate sobre o orçamento da CISAC para 2020, sublinhando a importância da daquela confederação à escala global, com apreciáveis resultados e estimulantes perspectivas de crescimento e cooperação, com destaque para a China e para a Índia, países onde o direito de autor vai conquistando e consolidando posições. Apoiou a posição e o trabalho de Gadi Oron, director-geral da CISAC.
Estiveram presentes em Londres dirigentes de sociedades de todo o mundo, do Japão ao Brasil, passando por vários países de África, para além da representação europeia.
Entre muitos outros pontos, foi analisada a realização em Lisboa do Women CISAC, que contou, com êxito, com a participação de mulheres de todo o mundo com intervenções e propostas que abriram caminho para a continuidade do evento tendo como suporte organizativo a CISAC e SPA. A iniciativa foi muito louvada pelos membros do Conselho de Administração da CISAC.
Esta reunião acentuou a importância crescente do trabalho desenvolvido pela CISAC, organização que representa milhões de autores de todo o mundo, também em ligação com a ONU, com a OMPI e com a UNESCO. A CISAC tem como presidente executivo o brasileiro Marcelo Castello Branco, CEO da UBC, com quem o presidente do GESAC dialogou sobre vários assuntos e designadamente sobre a cooperação das sociedades brasileiras com a SPA e sobre o sempre crescente investimento no plano aprofundamento do trabalho do quadro da lusofonia.
Marcelo Castello Branco estará em Lisboa no princípio do próximo ano, retomando este diálogo prioritário com o presidente da SPA.
Lisboa, 6 de Dezembro de 2019