O Plano e o Orçamento da SPA para 2016 foram aprovados em assembleia geral ordinária, no dia 23 de Dezembro, com 170 votos a favor, dois votos contra e quatro abstenções.
Na mesma assembleia foi aprovada, por proposta do presidente da Mesa da Assembleia Geral, Rui Vieira Nery, o voto de pesar e de solidariedade devido ao incêndio que destruiu parte do Museu da Língua Portuguesa em São Paulo, Brasil. Também a Direcção da SPA aprovou, na tarde do dia 23, um semelhante voto de pesar e apoio, que está a ser enviado às sociedades de gestão colectiva do Brasil. Aquele órgão directivo da cooperativa apoiou a posição do ministro João Soares sobre aquela grave ocorrência, que ser verifica no ano em que a CPLP completa 20 anos de existência.
Na assembleia geral da SPA foi apresentado o Portal dos Membros da cooperativa que coloca de imediato os cooperadores em contacto regular com as suas contas correntes e situação financeira, objectivo da Direcção que foi cumprido de acordo com os propósitos da maioria dos autores portugueses representados pela instituição.
Lisboa, 28 de Dezembro de 2015