O Prémio de Consagração de Carreira atribuído anualmente pela Sociedade Portuguesa de Autores no dia 22 de Maio, Dia do Autor Português, será entregue, na edição deste ano, ao realizador António Pedro de Vasconcelos, por mais de quatro décadas de actividade como criador de filmes, mas também como crítico, ensaísta e como cidadão sempre empenhado na defesa dos direitos dos criadores do audiovisual e do serviço público de televisão. O premiado está neste momento a rodar a sua nova longa-metragem.
O Prémio de Consagração de Carreira distinguiu, nos últimos anos, figuras como Matilde Rosa Araújo, Raul Solnado, Isabel da Nóbrega, António de Macedo, Igrejas Caeiro, Teresa Rita Lopes, José Cid, Luís Filipe Costa e Jorge Costa Pinto, entre outros. Este galardão, que é constituído por um troféu e um prémio pecuniário, é atribuído a autores de todas as áreas da criação cultural que se distinguiram pelo reconhecido contributo para o engrandecimento da cultura e das artes em Portugal.
Na cerimónia do Dia do Autor serão também entregues as Medalhas de Honra da SPA e os Prémios Pró-Autor, estes destinados a pessoas individuais e colectivas que se distinguiram pela difusão e protecção do trabalho dos autores portugueses.
Lisboa, 15 de Maio de 2013.