No âmbito do processo de reestruturação dos serviços da SPA, acaba de ser criado o Gabinete de Gestão Internacional, englobado no Departamento de Documentação, que vem permitir um controlo mais efectivo da utilização do repertório nacional no estrangeiro, bem como, assegurar que as nossas congéneres internacionais possuem a informação mais completa possível que lhes permita cobrar de forma correcta e rápida os direitos dos nossos autores.
As principais funções do Gabinete de Gestão Internacional serão:
1 – Contacto com os nossos autores, bem como intérpretes e “managers” para obter informação sobre as digressões efectuadas e/ou a efectuar no estrangeiro e a edição de suportes sonoros/audiovisuais em todos os territórios.
2 – Pesquisa na Internet para verificação da utilização do nosso repertório no estrangeiro.
3 – Verificação das distribuições efectuadas pelas nossas congéneres previamente a qualquer reclamação.
4 – Confirmar que as obras utilizadas ou a utilizar estão devidamente declaradas na SPA e documentadas na CISNET.
5 – Envio da informação necessária que permita às nossas congéneres identificar o nosso repertório e a sua utilização.
6 – Controlo de cada um destes procedimentos até resposta ao respectivo autor.
Com a criação deste Gabinete esperamos poder vir a cobrar mais e melhor os direitos gerados pelos nossos autores no estrangeiro, nomeadamente no que respeita a espectáculos ao vivo, vendas de fonogramas/videogramas e direitos digitais.
A Administração sublinha a importância estratégica desta medida, ciente dos muitos direitos dos autores que a SPA representa e que actualmente dificilmente são cobrados.
Lisboa, 28 de Maio de 2012