A Sociedade Portuguesa de Autores lamenta o falecimento, aos 68 anos em Lisboa, do escritor italiano Antonio Tabucchi, um dos nomes mais importantes da literatura europeia contemporânea, um grande amigo de Portugal e um dos grandes divulgadores internacionais da obra de Fernando Pessoa.
Casado com a escritora e tradutora portuguesa Maria José de Lencastre, Antonio Tabucchi esteve profundamente ligado à vida cultural portuguesa, tendo mesmo alguns dos seus livros sido inspirados em factos da nossa vida nacional, como aconteceu com o romance “A Cabeça Perdida de Damasceno Monteiro” ou “A Firma Pereira”.
Em festivais, congressos e encontros internacionais, Antonio Tabucchi nunca deixou de assumir, empenhadamente, a sua ligação afectiva e intelectual a Portugal, o que levou alguns escritores portugueses a sentirem-no como um companheiro único e mais um dos nossos.
Na hora em que Antonio Tabucchi definitivamente se despede, a SPA não pode deixar de evocar a sua vida e a sua obra, relembrando grandes escritores portugueses como Alexandre O’Neill e José Cardoso Pires, que foram seus amigos e interlocutores privilegiados.
Lisboa, 27 de Março de 2012