Uma delegação da SPA participou nos passados dias 5 e 6 de Março na terceira edição dos Encontros Lusófonos de sociedades de autores que decorreu no Maputo. A delegação era constituída por Pedro Campos, administrador e membro da Direcção, Vanda Guerra, directora das Relações Internacionais, Alexandre Miranda, director da Distribuição e Vítor Amorim, director de Informática. Participaram no encontro as sociedades de autores do Brasil (ABRAMUS e UBC), Angola (SADIA), Moçambique (SOMAS) e Cabo Verde (SOCA).
Entre decisões tomadas por unanimidade contam-se a realização de um estudo comparado das legislações dos vários países para efeitos de procedimentos comuns, a cooperação técnica para a criação de estruturas de base, a cooperação cultural e a criação de comités de trabalho para as áreas jurídica, técnica e de desenvolvimento, visando países como Timor, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe.
Ficou decidido que a próxima edição dos Encontros Lusófonos decorrerá em Luanda em 2013.
Recorde-se que este projecto tem origem na SPA, que teve a ideia e foi a primeira anfitriã em Novembro de 2009, tendo-se seguido uma edição no Rio de Janeiro.
As sociedades de autores presentes aprovaram uma moção de solidariedade com a SOCA, de Cabo Verde, reclamando, da parte do poder político nacional, o direito daquela sociedade actuar em moldes semelhantes ao das restantes sociedade de gestão colectiva.
Foram criadas condições para que a SPA venha a cooperar com a SADIA, de Angola, através do novo sistema informático, que tem potencial para cumprir este programa de internacionalização, com as vantagens materiais daí resultantes.
Lisboa, 19 de Março de 2012