A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) inicia a celebração do seu centenário, marco histórico que celebra 100 anos dedicados à valorização e defesa dos direitos dos Autores e da Cultura em Portugal, com o anúncio do seu programa de comemorações. O arranque oficial das comemorações, que contam com o Alto Patrocínio de Sua Excelência O Presidente da República, terá lugar no dia 14 de Janeiro de 2025, pelas 15:00, na sede da SPA, em Lisboa.
Para assinalar esta data histórica o consagrado artista plástico José de Guimarães produziu uma obra de arte alusiva à efeméride e que será a base da imagem que a SPA irá comunicar ao longo de todo o ano.
Esta obra de arte, gentilmente oferecida por José de Guimarães à cooperativa a cuja Direcção também já pertenceu, simboliza o compromisso da SPA com a criação artística e com os valores que têm guiado a cooperativa dos autores portugueses ao longo de um século e será apresentada publicamente dia 14 de janeiro com a presença do Autor.
A fachada do edifício sito na rua Gonçalves Crespo será ocupada por uma tela gigante com esta nova imagem que durará durante todo o ano e que será igualmente desvendada dia 14 de Janeiro.
- Ao longo do ano terão lugar diversas iniciativas, de que se destacam:
- Documentários com depoimentos de dezenas de autores portugueses sobre a importância de ser autor e do papel da SPA.
- Edição de um livro com a compilação dos textos que, ao longo dos anos, celebraram datas especiais: Dia do Teatro, Dia da Música, Dia da Poesia, e Dia do Autor, que se chamará “Em nome dos Autores”.
- Apresentação de uma exposição chamada “A celebração dos Autores”.
- Terá lugar no dia 22 de Maio a comemoração do Dia do Autor Português com a entrega das Medalhas de Honra e dos prémios “Consagração de Carreira” e “Vida e Obra.
- A gala do centenário ocorrerá no dia 29 de Maio, no CCB, com um espectáculo a celebrar a actividade artística da SPA e a sua projecção no futuro.
- Os CTT irão lançar uma emissão de dois selos comemorativos dedicados ao centenário da SPA.
- Decorrerá uma campanha institucional de sensibilização para o direito de autor em associação ao centenário da SPA, com uma abrangente cobertura mediática nacional, que inclui televisão, rádio, cartazes “outdoor”, revistas, digital, etc. A campanha é protagonizada por autores das diversas áreas da criação que generosamente se associaram a esta celebração.
Estas e outras iniciativas não só enaltecem o legado de 100 anos da SPA, como também promovem a reflexão sobre os desafios e as oportunidades da criação artística e cultural num futuro que sabemos ser exigente e que nos desafia.
Com este centenário, a SPA reafirma o seu compromisso com os autores e a defesa dos seus direitos, com a Cultura e com a Sociedade em geral, celebrando simultaneamente a sua história e projetando o futuro da criação artística em Portugal.
O Alto Patrocínio concedido por Sua Excelência O Presidente da República representa um reconhecimento que realça a importância histórica e cultural da SPA no panorama nacional e internacional. Recorde-se que a SPA representa mais de 27.000 Autores nacionais, cerca de 5 milhões internacionais, abrange todas as áreas da criação, desde a Música à Literatura, passando pelas Artes plásticas, Audiovisual, Dança ou Teatro.
Tem delegações em todo o país e é membro activo de todas as importantes instituições internacionais ligadas ao direito de autor, pertencendo o seu presidente, José Jorge Letria, à Direcção do Grupo Europeu das Sociedade de Autores e Compositores, com sede em Bruxelas.
A SPA, certa de que a Cultura constitui a essência de um povo e o seu alimento espiritual, para além de um significativo contributo para a criação da riqueza material, conta com a participação de todos nestas comemorações que, ao longo de 2025, celebram de forma especial um século de dedicação à criação artística e à cultura em Portugal.
Lisboa, 8 de Janeiro de 2025