O presidente da SPA, José Jorge Letria, foi reeleito para a Direcção do Grupo Europeu da Sociedade de Autores e Compositores (GESAC) na assembleia geral deste organismo internacional, que teve lugar no passado dia 23 de Maio, em Bruxelas.
Para além da eleição da Direcção, cuja presidência ficou entregue a David El-Sayegh (SACEM), os trabalhos desta assembleia focaram-se essencialmente no tema da Inteligência Artificial.
Na ocasião foi igualmente aprovada a designação da nova Secretária-geral do GESAC, Adriana Moscoso Del Prado, para substituir Véronique Debrosses que se aposenta no fim de Junho. A SPA reconheceu e agradeceu publicamente a Véronique toda a sua dedicação, empenho e esforço na defesa da causa dos autores e deseja-lhe felicidades na nova etapa da sua vida.
No dia anterior ocorreu a reunião da Direcção, na qual os resultados económicos da SPA foram elogiados.
A SPA congratula-se com a renovação deste reconhecimento internacional concretizado na reeleição para tão importante organismo numa altura crítica para a cultura e para o direito de autor e que, curiosamente, teve lugar na data em que comemorou o seu 99º aniversário.
Ciente de que nos esperam enormes desafios, a presença activa na cena internacional constitui uma mais-valia para os autores e a garantia de que tudo continuaremos a fazer para os defender, também com o respaldo do enquadramento internacional.
Lisboa, 24 de Maio de 2024