A Sociedade Portuguesa de Autores manifesta publicamente o seu apoio incondicional à candidatura do Fado a património mundial da humanidade, por considerar que essa forma de reconhecimento, a concretizar-se como todos desejamos, será um contributo de grande relevância para a promoção internacional da música e da cultura portuguesas.
O Fado tem, desde a fundação da SPA, um papel significativo na vida da cooperativa, tendo estado a ela associados, ao longo de décadas, os nomes mais marcantes desta forma de expressão musical. Também por esse motivo, a SPA apoia e aplaude essa candidatura.
Do acervo documental da cooperativa consta vasto material relacionado com a criação de música e texto para fado, tendo uma parte significativa desse acervo sido já utilizada em exposições organizadas pela SPA.
Todas essas razões justificam que, recentemente, tenha sido celebrado um abrangente protocolo de cooperação entre a SPA e o Museu do Fado que prevê, designadamente, a utilização do acervo documental da SPA por parte de investigadores ligados àquele museu.
Assim, a SPA formula votos no sentido de que esta candidatura seja coroada de êxito, para que a crescente aceitação internacional do Fado se torne ainda mais consistente e duradoura.
Lisboa, 21 de Junho de 2010