Cumprindo-se o disposto no novo regulamento em vigor, o júri do Fundo Cultural analisou, durante o mês de Abril, um total de 327 projectos, relativos ao primeiro semestre de 2023, tendo aprovado 133 e reprovado 194. O valor atribuído irá possibilitar a realização dos referidos projectos seleccionados nos próximos dois anos. A área da música obteve o maior número de candidaturas, seguindo-se o audiovisual, literatura, representação e artes plásticas.
De salientar que as verbas atribuídas no âmbito do Fundo Cultural da SPA, devidamente asseguradas e escrutinadas, constituem actualmente um dos mais relevantes pilares para o sucesso e continuidade do trabalho de criação dos autores, sendo dirigidas a todas as áreas culturais, num tempo de forte agravamento dos preços e do custo de vida, bem como de um escasso investimento no sector da cultura.
O júri foi constituído por Jorge Paixão da Costa, Pedro Campos, Tozé Brito, e João David Nunes, com o apoio da Drª Ana Cardoso. O público poderá ter acesso a estas obras na altura própria.
Lisboa, 16 de Maio de 2023